"Chocada", diz María Corina Machado após ganhar Nobel da Paz
"Não consigo acreditar", disse a líder da oposição venezuelana durante uma conversa telefônica com o aliado Edmundo Gonzalez
247 - María Corina Machado, líder da oposição na Venezuela, recebeu com surpresa o Prêmio Nobel da Paz de 2025. Segundo a CNN Brasil, durante uma ligação telefônica com Edmundo González, ex-líder da oposição venezuelana, Machado expressou sua incredulidade ao ser informada sobre a premiação, dizendo que estava "chocada".
“Não consigo acreditar”, disse María Corina durante a conversa. Em resposta, González destacou a importância do momento, afirmando: “Estamos todos chocados de alegria. Este é um grande sucesso, um grande sucesso”.
Ao longo dos últimos anos, Machado tem sido uma voz ativa contra o governo de Nicolás Maduro. O Comitê Norueguês do Nobel ressaltou que Machado se destacou por unir a oposição de seu país, resistir à militarização da sociedade venezuelana e 'apoiar a transição pacífica para um sistema democrático'. O prêmio também foi atribuído a ela por sua postura firme diante das supostas ameaças que enfrentou. Apesar dos supostos riscos à sua vida, Machado optou por permanecer na Venezuela, o que foi considerado um ato de coragem e dedicação à causa pela qual luta.


