HOME > América Latina

Argentinos protestam em Buenos Aires contra o decreto de choque neoliberal de Milei (vídeo)

Polícia Federal argentina atacou com gás de pimenta um deputado

Protesto contra a Lei de Bases em Buenos Aires (Foto: Reprodução/X/C5N)

247 - O Senado da Argentina iniciou nesta quarta-feira (12) a sessão para debater a Lei de Bases proposta pelo governo ultraliberal de Javier Milei, em um clima de tensão política, incerteza pelos resultados e protestos nas ruas.

O megadecreto busca a desregulamentação da economia e redução da intervenção do Estado. Apesar de a intenção ter sido de sancionar a Lei de Bases antes de 25 de maio, o Senado desmantelou o texto original, que hoje está em fase de negociação. Uma série de sindicatos convocou mobilizações em protesto contra a legislação. 

"Não à Lei Bases!" e "Vamos Parar a Lei!" são os principais lemas das convocações feitas pelos partidos de oposição e organizações sociais para chamar a população a ir ao Congresso e pressionar os senadores a votarem contra a iniciativa de choque neoliberal. 

Repressão violenta - A Polícia Federal argentina atacou com gás de pimenta um deputado que manifestava nas proximidades do Congresso contra a Lei de Bases. Na agressão, também foi afetada a correspondente do canal RT, Diana Deglauy.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram o momento em que vários deputados, incluindo o peronista Carlos Castagneto, se identificam claramente diante dos agentes policiais que, mesmo assim, decidem disparar gás lacrimogêneo para retirá-los do local. 

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...