Venda de carne bovina do Brasil para os EUA diminui 60% após recorde de abril, diz associação de exportadores
A Associação Brasileira da Indústria de Carne divulgou os números em um contexto de tarifaço imposto pelo governo Trump contra as exportações brasileiras
247 - A Associação Brasileira da Indústria de Carne (Abiec) afirmou que as vendas de carne bovina do Brasil para os Estados Unidos caíram 61,8% em junho na comparação com abril, mês em que as exportações para os americanos bateram recorde. O Brasil enviou 47.836 toneladas de carne bovina in natura para os EUA, maior quantidade vendida para um mês, em 2025. A Abiec compila números do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic).
Em maio, o volume diminuiu para 27.413 toneladas, um mês depois que o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou uma sobretaxa de 10% para os produtos brasileiros. Em julho, porém, o presidente dos EUA anunciou que a taxa subirá para 50% em 1º de agosto.
A queda nas exportações de carne do Brasil para os EUA ficou mais alta: 18.232 toneladas. A tendência continua neste mês de julho: até o último dia 21, o volume vendido foi de 9.745 toneladas.