HOME > Sul Global

Fórum de Cooperação da Mídia sobre a Iniciativa Cinturão e Rota 2025 é realizado em Kunming, no sudoeste da China

Durante o fórum, os presentes ressaltaram que os meios de comunicação do mundo inteiro devem intensificar a cooperação

Fórum de Cooperação da Mídia sobre a Iniciativa Cinturão e Rota 2025 (Foto: Cao Shulin/People's Daily Online)

247 - O Fórum de Cooperação da Mídia sobre a Iniciativa Cinturão e Rota 2025 foi realizado em 16 de setembro em Kunming, província de Yunnan, no sudoeste da China. O evento reuniu mais de 200 representantes de 87 países, além de organizações internacionais e regionais, e 165 veículos e instituições de comunicação. A reportagem é do Diário do Povo.

Os participantes destacaram que, desde que o presidente Xi Jinping lançou a Iniciativa Cinturão e Rota (BRI) em 2013, ela alcançou resultados significativos e se consolidou como um bem público internacional de grande relevância e como uma plataforma de cooperação global.

Na recente reunião “Organização para Cooperação de Xangai Plus”, o presidente Xi apresentou a Iniciativa de Governança Global, oferecendo sabedoria e soluções chinesas para a construção de um sistema de governança internacional mais justo e equitativo, além de abrir novas e amplas oportunidades para o avanço da cooperação de alta qualidade no âmbito da BRI.

Durante o fórum, os presentes ressaltaram que os meios de comunicação do mundo inteiro devem intensificar a cooperação, atuar como praticantes e promotores do espírito da Rota da Seda e defender os princípios de igualdade, aprendizado mútuo, diálogo e inclusão entre civilizações. Destacaram também que a mídia deve funcionar como registradora e narradora das conquistas do desenvolvimento, continuar a relatar as práticas da cooperação no âmbito da BRI e ajudar a construir amplo impulso para uma colaboração de ganhos mútuos.

Segundo os participantes, a mídia deve se engajar e contribuir para o aprendizado recíproco entre civilizações, produzir trabalhos de qualidade que promovam a compreensão, superem divisões e aproximem os povos, reforçando as bases de uma comunidade global com futuro compartilhado para a humanidade.

Organizado em conjunto pelo People’s Daily, pelo Comitê Provincial de Yunnan do Partido Comunista da China (PCC) e pelo Governo Popular da Província de Yunnan, o fórum teve como tema “Responsabilidade compartilhada da mídia para intercâmbios e aprendizado mútuo entre civilizações”. A programação contou com a cerimônia de abertura, o fórum principal, vários subfóruns, a entrega do 2º Prêmio Global de Jornalismo da Rota da Seda e o Fórum de Cooperação da Mídia 10+3.

Após o encontro, representantes da mídia chinesa e internacional realizarão atividades conjuntas de reportagem em Yunnan e em outras províncias, regiões autônomas e municípios do país.

Desde sua criação em 2014, o Fórum de Cooperação da Mídia sobre a Iniciativa Cinturão e Rota já foi realizado nove vezes, atraindo mais de 1.000 representantes de veículos de comunicação e de organizações internacionais e regionais de mais de 100 países e regiões, construindo amplo consenso e impulso para o fortalecimento da cooperação de alta qualidade no âmbito da BRI.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...