Cientistas chineses avançam em pesquisas na comunicação 6G de banda ultralarga
Pesquisadores desenvolveram um sistema de banda ultralarga capaz de transmissões sem fio em alta velocidade e com frequência ajustável
247 - A Universidade de Pequim (PKU) afirmou que cientistas chineses registraram novos avanços na tecnologia integrada fotônico-eletrônica de banda ultralarga para comunicação sem fio 6G.
De acordo com informações publicadas no ChinaDaily, uma equipe da PKU e da City University de Hong Kong desenvolveu um sistema de banda ultralarga capaz de transmissões sem fio em alta velocidade e com frequência ajustável, um feito inédito no mundo.
O sistema pode atingir taxas de transmissão sem fio acima de 100 Gbps, o suficiente para transmitir 1.000 vídeos simultâneos em resolução 8K ultra-alta definição. Como próxima geração da comunicação sem fio, o 6G exige transmissões em alta velocidade por diferentes faixas de frequência.
Mas o hardware eletrônico convencional é normalmente limitado a determinados intervalos de frequência, por conta das diferenças de design, estrutura e materiais, o que dificulta operações em múltiplas faixas ou em espectro completo.
Para superar esse desafio, a equipe dedicou quatro anos ao desenvolvimento de um sistema integrado fotônico-eletrônico de banda ultralarga, que suporta transmissões em alta velocidade em qualquer frequência entre 0,5 GHz e 115 GHz.
A inovação também conta com um ajuste flexível, permitindo a troca dinâmica de frequência em caso de interferência.
“Essa tecnologia é como construir uma rodovia super larga, onde os sinais eletrônicos são veículos e as faixas de frequência são pistas”, pontuou Wang Xingjun, vice-diretor da Escola de Eletrônica da PKU. “Antes, os sinais ficavam concentrados em uma ou duas pistas, mas agora há muitas disponíveis. Se uma pista está bloqueada, os sinais podem mudar de forma flexível para outra, garantindo uma comunicação mais rápida e estável”.