HOME > Saúde

SUS recebe 11,5 mil frascos de etanol farmacêutico contra intoxicações por metanol

Distribuição de 10,3 mil frascos começou nesta terça-feira (14) e outras 408 unidades foram reservadas para o estoque estratégico do Ministério da Saúde

Frascos de etanol farmacêutico (Foto: Divulgação / MS)

247 - O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (13) a chegada de 11.556 frascos de etanol farmacêutico doados pela empresa Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos. O objetivo é reforçar o atendimento a pacientes intoxicados por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Segundo informações da Agência Gov, a doação garante estoques em todos os 26 estados e no Distrito Federal, assegurando o acesso ao tratamento em tempo oportuno.

Distribuição nacional e estoque estratégico

A distribuição de 10,3 mil frascos começou nesta terça-feira (14) e outras 408 unidades foram reservadas para o estoque estratégico do Ministério da Saúde. A Cristália produziu frascos de 30 ml, equivalentes a 11.556 ampolas padrão de 10 ml, com fabricação autorizada e fiscalizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a importância da doação. “A doação reforça o estoque estratégico do Ministério, garantindo apoio aos estados e atendimento a todas as pessoas que necessitam de cuidado. A nossa atuação segue a ciência e as orientações dos especialistas”, afirmou.

Reforço com apoio de universidades

Além da doação, o SUS já conta com 4,3 mil unidades de etanol fornecidas por hospitais universitários federais em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O antídoto pode ser utilizado imediatamente diante da suspeita de intoxicação, mas sua aplicação é restrita a ambiente hospitalar e sob prescrição médica.

Apoio internacional e compra emergencial

Na última sexta-feira (10), o Brasil também recebeu 36 ampolas do antídoto fomepizol, doadas pelo governo de Portugal. O embaixador português, Luis Faro Ramos, afirmou: “Esperamos contribuir para salvar vidas e enfrentar este momento de emergência em saúde”.

Além da solidariedade internacional, o Ministério da Saúde comprou de forma inédita 2,5 mil unidades de fomepizol, em operação viabilizada pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Até agora, 1,5 mil frascos já foram enviados aos estados.

Aumento dos casos no país

Até esta segunda-feira (13), o Brasil contabilizava 213 notificações de intoxicação por metanol. Destas, 32 foram confirmadas — 28 em São Paulo, 3 no Paraná e 1 no Rio Grande do Sul.

Houve também 5 mortes confirmadas em São Paulo e outras 9 estão sob investigação em diferentes estados. São Paulo concentra ainda o maior número de suspeitas em análise, com 100 casos.

Artigos Relacionados