Stalker que perseguiu dentista durante anos é internada em hospital psiquiátrico após novas ameaças
Ela deverá permanecer internada por, no mínimo, um ano
247 - A Justiça de Santa Catarina determinou, nesta quinta-feira (7/8), a internação em um hospital psiquiátrico de Daiane Terrez, 34 anos, acusada de perseguir o dentista Felipe Cordeiro, em Itajaí, por ao menos cinco anos. A decisão ocorreu depois que ela descumpriu medidas cautelares e voltou a fazer publicações nas redes sociais direcionadas ao profissional. As informações são do g1.
Daiane havia sido presa preventivamente em fevereiro deste ano e libertada em 27 de julho, sob a condição de não se aproximar, manter contato ou citar as vítimas. No entanto, no dia seguinte à soltura, voltou a publicar mensagens sobre o dentista. Em um dos posts, escreveu: “Amor da minha vida, que dispensa precisar nomear, porque todos já sabem quem é. Sou doente mental de tanto amor, dentro da minha perfeita saúde mental, física e espiritual”.
Segundo as investigações, o caso teve início em 2019, quando a mulher conheceu Felipe Cordeiro durante uma consulta odontológica. A partir de então, ela passou a enviar mensagens e e-mails com teor fantasioso, insinuando um relacionamento inexistente. Com o tempo, as abordagens evoluíram para ameaças contra o dentista e sua namorada. A polícia apurou que ela chegou a invadir o prédio do casal pelo menos duas vezes, perseguiu-os na praia e monitorou endereços de residência, trabalho e lazer.Em 2024, foi lavrado um termo circunstanciado por perseguição, mas as investidas continuaram. De acordo com o delegado Ícaro Malveira, “não houve relacionamento amoroso com ninguém, só contato profissional”. A suspeita também usava celulares de terceiros e contas de e-mail falsas para enviar mensagens com injúrias e ameaças.
Presa preventivamente em fevereiro deste ano por perseguição, injúria e ameaça, Daiane foi encaminhada ao presídio de Itajaí. Um exame de insanidade mental realizado durante a prisão apontou que ela sofre de transtorno psicótico não orgânico, tornando-a inimputável. Com base no laudo, recebeu absolvição imprópria, acompanhada de medidas de segurança, entre elas a proibição de contato com as vítimas.
O Tribunal de Justiça informou que, com o descumprimento das determinações, o direito de recorrer em liberdade foi revogado. Ela deverá permanecer internada por, no mínimo, um ano, em decisão que é passível de recurso. O delegado Rafael Lorencetti, responsável por cumprir o mandado de internação, afirmou que a mulher também fez ameaças genéricas a pessoas envolvidas no processo.Desde que deixou a prisão, Daiane fez diversas postagens, incluindo críticas a “delinquentes disfarçados de gente boa” e afirmações sobre um suposto futuro ao lado do dentista: “Cuidando da minha saúde para garantir nosso futuro com nossos filhos... FC”.
O crime de stalking, segundo especialistas, ocorre quando a perseguição interfere na liberdade, privacidade ou segurança física e psicológica da vítima. Como explicou a delegada Nayara Caetano Borlina Duque, da Divisão de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil de São Paulo, “o que caracteriza o crime é quando há uma ameaça à integridade física ou psicológica da pessoa, restringindo a capacidade de se locomover ou perturbando a liberdade ou a privacidade do alvo”.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: