ONU seleciona empresa para modernizar armazéns da Conab em Ponta Grossa
Licitação aberta até 25 de agosto prevê serviços de impermeabilização e pintura com apoio da Itaipu Binacional e coordenação do UNOPS
247 - O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) abriu nesta segunda-feira, 28 de julho, o edital de licitação para contratação de uma empresa que realizará serviços de impermeabilização e pintura de identidade institucional nos armazéns graneleiros da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Ponta Grossa (PR). A informação é da Itaipu.
A iniciativa, que conta com o apoio da Itaipu Binacional, integra um acordo de cooperação entre UNOPS, Conab e a hidrelétrica com foco na modernização de unidades armazenadoras da companhia. A unidade de Ponta Grossa, a maior do Brasil, abriga seis armazéns graneleiros horizontais e uma bateria de 16 silos verticais, com capacidade total para 420 mil toneladas de grãos.
Empresas interessadas em participar da concorrência pública internacional devem se cadastrar no United Nations Global Marketplace (UNGM), o portal de compras da ONU, e submeter suas propostas até o dia 25 de agosto de 2025 por meio da plataforma eSourcing, utilizando o mesmo login do UNGM. O processo prevê ainda uma sessão de esclarecimentos online, marcada para 5 de agosto, às 11h, via Google Meet. A visita técnica ao local da obra será obrigatória e poderá ser realizada nos dias 7 ou 8 de agosto, também às 11h.
Além da unidade de Ponta Grossa, o UNOPS ficará responsável pela elaboração dos projetos executivos de readequação funcional das unidades da Conab em Cambé e Rolândia (PR), e em Maracaju (MS). No caso de Ponta Grossa, além do projeto técnico, será executada também a obra, com previsão de entrega até 2027.
Segundo o UNOPS, o investimento visa melhorar a eficiência operacional e a capacidade de armazenamento, reduzindo perdas no escoamento da produção agrícola. A Conab é responsável por armazenar produtos públicos e privados e por executar políticas públicas estratégicas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), beneficiando agricultores familiares e promovendo a segurança alimentar no país.
A licitação está registrada sob o código ITB/2025/58551. Todos os documentos e instruções estão disponíveis no site do UNGM.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: