HOME > Sudeste

Valdemar pressiona Zema a apoiar pré-candidato bolsonarista à Prefeitura de Belo Horizonte

"Zema é uma figura importante e Minas Gerais tem que estar junto com a gente. Nós temos que nos acertar agora para poder nos acertar para 2026”, declarou o presidente do PL

Romeu Zema e Valdemar Costa Neto (Foto: Dirceu Aurélio/Imprensa MG | Reuters/Adriano Machado)

247 - As eleições para a prefeitura de Belo Horizonte têm aquecido o cenário político mineiro, com pré-candidatos disputando o apoio do governador Romeu Zema (Novo). A visita recente de Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, à capital mineira intensificou ainda mais essa corrida. Na última segunda-feira (12), Valdemar subiu o tom ao cobrar que Zema apoie o PL na eleição municipal.

“Zema é uma figura importante e Minas Gerais tem que estar junto com a gente como esteve no passado e como vai estar no futuro. Nós temos que nos acertar agora para poder nos acertar para 2026”, declarou Valdemar.

O PL, representado pelo deputado estadual Bruno Engler, ofereceu à ex-secretária de Planejamento Luísa Barreto, pré-candidata pelo Novo, o posto de vice-prefeita em sua chapa. Engler, que não esconde seu desejo de receber o apoio do governo estadual, confirmou ao jornal O Globo: “nunca escondi o desejo de ter o apoio do governo. Se o governador e Luísa Barreto entenderem que é interessante, estou à disposição para recebê-la na chapa”.

Entretanto, Engler enfrenta um desafio adicional: seu histórico de desavenças com Zema. No decorrer de sua atuação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Engler votou contra o governador em diversas ocasiões. Esse passado turbulento pode complicar a formação de uma aliança entre o PL e o Novo. Valdemar Costa Neto também aproveitou sua visita para solicitar que os parlamentares do PL votem alinhados com Zema, tentando amenizar as tensões.

O interesse em Luísa Barreto não se limita ao PL. O senador Carlos Viana (Podemos) também entrou na disputa, oferecendo ao governador a possibilidade de Barreto integrar sua chapa como vice-prefeita. Em troca, Viana propôs que o Podemos apoiaria Mateus Simões (Novo), atual vice-governador, em uma eventual candidatura ao governo de Minas Gerais em 2026.

Todavia, líderes do Novo, incluindo Mateus Simões, têm reafirmado categoricamente que Luísa Barreto permanecerá na corrida eleitoral.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...