HOME > Sudeste

TCU investiga Enel e discute com Nunes e Tarcísio crise energética em SP

Tribunal de Contas da União investiga concessionária de energia e avalia sanções severas diante de crise prolongada. Reunião acontece nesta terça

TCU investiga Enel e discute com Nunes e Tarcísio crise energética em SP (Foto: Valter Campanato/Ag.Brasil)

247 - O ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), se reunirá nesta terça-feira (15) com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o prefeito Ricardo Nunes para discutir o recente apagão que atingiu a capital paulista e cidades da região metropolitana. Desde a última sexta-feira (11), milhões de pessoas estão sem energia, com mais de 300 mil imóveis ainda afetados, destaca o Metrópoles. O encontro será realizado no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual.

O TCU está investigando a situação da Enel, empresa responsável pela distribuição de energia em São Paulo, e avalia as medidas a serem tomadas diante do problema. Augusto Nardes é o relator de um processo que apura as causas de apagões anteriores, como o de novembro de 2023, e os efeitos da crise elétrica atual. A reunião deve analisar as ações necessárias para evitar novos episódios e garantir a segurança no fornecimento de energia.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) também está no centro das discussões, alvo de críticas pela condução da crise. A agência divulgou uma nota defendendo suas medidas e afirmando que, caso sejam encontradas falhas na prestação de serviços por parte da Enel, sanções severas, incluindo multas e intervenção, podem ser aplicadas. Além disso, a Controladoria-Geral da União (CGU) anunciou auditoria sobre a atuação da Aneel nos apagões recentes.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...