HOME > Sudeste

Manifestação contra PEC da Blindagem e anistia reuniu 42,3 mil pessoas em SP, diz USP

O ato, organizado por movimentos sociais, partidos de esquerda e artistas, concentrou-se em frente ao MASP

São Paulo (SP), 21/09/2025 Manifestantes participam de ato contra a PEC da Anistia e da Blindagem, no MASP. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

247 - Uma manifestação realizada neste domingo (21) na Avenida Paulista, em São Paulo, reuniu cerca de 42,3 mil pessoas, segundo dados divulgados pelo Monitor do Debate Político, da Universidade de São Paulo (USP). As informações foram publicadas pelo jornal O Globo. O ato, organizado por movimentos sociais, partidos de esquerda e artistas, concentrou-se em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp) e foi medido às 15h30, com margem de erro de 4,8 mil pessoas para mais ou para menos.

O estudo, coordenado por Pablo Ortellado e Márcio Moretto, da USP, em parceria com o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e a ONG More in Common, apontou que a mobilização conta com público semelhante ao da última manifestação bolsonarista realizada na capital paulista, em 7 de setembro, que havia reunido 42,2 mil participantes.

Faixas, bandeiras e palavras de ordem

A movimentação começou no início da tarde, por volta das 13h, com a chegada de sindicatos, partidos como PT, PCdoB e PSOL, além de coletivos populares. Os manifestantes ergueram bandeiras, faixas e distribuíram adesivos com mensagens de “sem anistia” e leques de papel contra a chamada “PEC da Bandidagem”, como foi apelidada a proposta pelos opositores.

Comparação com atos bolsonaristas

De acordo com os pesquisadores, o número registrado no ato deste domingo se equipara às maiores manifestações pró-Bolsonaro já registradas na cidade. Em junho, um protesto convocado pelo pastor Silas Malafaia, que contou com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), reuniu apenas 12,4 mil pessoas. Já em fevereiro de 2024, um evento com participação direta de Bolsonaro chegou a atrair 185 mil manifestantes, o maior registrado nos últimos anos.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...