TV 247 logo
      HOME > Sudeste

      Governador do Espírito Santo elogia Lula diante da guerra comercial de Trump: "em defesa da soberania nacional"

      Renato Casagrande afirma que estado está alinhado à postura do presidente e critica tentativa de interferência dos EUA nas instituições brasileiras

      Renato Casagrande (Foto: Hélio Filho/Secom)
      Guilherme Levorato avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), manifestou apoio enfático ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta sexta-feira (11), durante cerimônia em Linhares (ES), que marcou o início dos pagamentos do Programa de Transferência de Renda (PTR), parte do Novo Acordo do Rio Doce. Em meio à tensão diplomática causada pelo tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros, Casagrande elogiou a condução do governo federal e condenou a postura norte-americana, que classificou como interferência inaceitável.

      “O estado do Espírito Santo, a população capixaba está inteiramente alinhada com a posição que você [presidente Lula] já manifestou de defesa da soberania nacional. Estamos alinhados. Nenhum país, nenhum líder de outro país pode tentar interferir nas instituições do nosso país. Nenhum pode”, declarou Casagrande, destacando a resposta firme de Lula diante do que considerou um ataque à autonomia brasileira. “O presidente da República não vacilou na defesa da soberania nacional e nós aqui no Espírito Santo imediatamente manifestamos nosso apoio a esta tese, a esta verdade, a esta posição firme da gente defender as instituições da população brasileira”, completou.

      O governador ainda ponderou que a resposta brasileira deve ser guiada por estratégia e equilíbrio, evitando uma escalada comercial. “A gente não pode fazer um duelo de tarifas. Saca uma tarifa de lá, saca uma tarifa de cá”, afirmou. Para ele, a postura adotada por Lula é a mais acertada: “a posição do governo é uma posição correta, posição de avaliar, dentro do prazo que tem, na Organização Mundial do Comércio, no diálogo com setores da sociedade brasileira, qual é a melhor posição para fazer a defesa do povo brasileiro".

      Casagrande concluiu com um recado direto a Trump e à comunidade internacional: “é esta a posição. Posição de firmeza em defesa da soberania, posição de cautela e de busca de aliados para a gente poder romper este absurdo anunciado pelo presidente Trump".

      O evento em Linhares reuniu outras autoridades do governo federal, incluindo os ministros Rui Costa (Casa Civil), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Jorge Messias (Advocacia-Geral da União), todos com pronunciamentos contundentes contra o aumento tarifário dos EUA e a tentativa de influência externa sobre instituições brasileiras. O PTR é uma das ações reparatórias do Novo Acordo do Rio Doce, firmado em 2024 para compensar os danos causados pelo rompimento da barragem da Samarco, em Mariana (MG), ocorrido em 2015.

      Artigos Relacionados