Em feito inédito, Niterói tem zero homicídios em agosto e registra queda nos roubos
Município registra melhores índices desde 2003; prefeitura atribui resultado ao Pacto Niterói contra a Violência. Entenda
247 - Niterói registrou em agosto um feito inédito na área de segurança pública: não houve qualquer vítima de homicídio, latrocínio ou morte violenta ao longo do mês. É a primeira vez, desde o início da série histórica em 2003, que o município alcança esse resultado.
O dado foi divulgado pelo Observatório Municipal de Ordem Pública, com base em informações do 12º BPM e das delegacias locais. O levantamento é uma prévia dos números oficiais que serão consolidados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP).
De janeiro a agosto, o acumulado também é o menor já registrado para o período, representando queda de 29,41% em relação a 2024.
Roubos em queda
Além da marca histórica de zero homicídios, os crimes contra o patrimônio também tiveram redução.
- Roubos de rua: 68 registros em agosto, o menor índice para o mês desde 2003;
- Roubos de veículos: 13 ocorrências, uma queda de 53% em relação ao mesmo período do ano passado;
- Roubo de carga: índice zerado, repetindo o desempenho de agosto de 2024.
No total, agosto somou 101 registros de todos os tipos de roubo, consolidando-se como o menor número para o mês em toda a série histórica.
Gestão integrada
A prefeitura atribui os resultados ao Plano Pacto Niterói contra a Violência, que combina ações de inteligência, monitoramento tecnológico, integração entre forças policiais e políticas de prevenção voltadas para a juventude.
“Vamos seguir firmes realizando os investimentos expressivos de Niterói e fazendo a gestão integrada de segurança pública em nossa cidade. Quero parabenizar a todos coordenadores do Pacto Niterói contra a Violência, a Polícia Militar, a Guarda Municipal, Segurança Presente, Polícia Civil e demais forças. É tempo de avançar por uma Niterói cada vez mais segura e com qualidade de vida para os cidadãos”, disse o prefeito Rodrigo Neves.