HOME > Sudeste

Deputados protocolam pedido de impeachment de Guilherme Derrite

O pedido foi assinado por 26 parlamentares, filiados a cinco partidos

Guilherme Derrite (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

247 - Deputados estaduais de oposição ao governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) na Assembleia Legislativa de São Paulo protocolaram nesta sexta-feira (6) um pedido de impeachment do secretário de Segurança Pública do estado, Guilherme Derrite. O pedido foi assinado por 26 parlamentares, filiados a cinco partidos: PT, Psol, PSB, PCdoB e Rede.

De acordo com o deputado Guilherme Cortez (PSOL), a violência policial no estado de São Paulo é consequência de "uma política intencional, consciente e deliberada do governo e da SSP de incitar os agentes a cometerem crimes".

De acordo com o Ministério Público (MP-SP), 673 pessoas foram mortas por policiais militares de janeiro até 17 de novembro deste ano no estado, em comparação com o ano de 2023.

O número representou alta de 46% no comparativo com os 12 meses do ano passado, quando foram registradas 460 mortes causadas pelas forças de segurança. As estatísticas apontaram que, das 673 mortes, 577 foram praticadas por policiais em serviço e 96, de folga. Média de duas pessoas mortas por dia.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...