Liderança dos catadores em Salvador sofre tentativa de assassinato
Tiros foram disparados na direção da cooperativa que Anemone dos Santos presidente
247 - A líder do Movimento Nacional dos Catadores em Salvador e representante da Associação Nacional dos Catadores (Ancat) na Bahia, Anamone dos Santos, sofreu uma tentativa de assassinato na noite da última terça-feira (1º). O ataque ocorreu na sede da cooperativa Cata Rua, no subúrbio ferroviário da capital baiana, que ela preside.
Segundo relatos, homens armados dispararam diversos tiros em direção à cooperativa, enquanto gritavam que os disparos eram direcionados a Anamone. O atentado veio após uma série de ameaças sofridas pela líder desde o último domingo, que incluíam a possibilidade de incêndio criminoso no local e ataques à sua integridade física.
Anamone coordena em Salvador o programa federal Conexão Cidadã, uma iniciativa da Ancat que busca organizar os catadores na cidade
Além da tentativa de homicídio, o movimento denuncia um padrão de violência contra líderes de catadores em todo o Brasil. Nos últimos anos, várias lideranças foram assassinadas ou sofreram ameaças por sua atuação na defesa dos direitos da categoria.
Diante da gravidade do caso, o Movimento Nacional dos Catadores e a Ancat cobram providências urgentes do governo da Bahia e do governo federal.