Lula veta projeto que aumenta o número de deputados federais
A decisão deve ser publicada na edição desta quinta-feira (17) do "Diário Oficial da União"
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou nesta quarta-feira (16) projeto que aumenta o número de deputados federais de 513 para 531. A decisão deve ser publicada na edição desta quinta-feira (17) do "Diário Oficial da União".
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), havia dito que, se Lula não emitisse um posicionamento sobre o tema, o parlamentar promulgaria a proposta. O Congresso Nacional vai analisar o veto de Lula. Os parlamentares podem manter ou derrubar a decisão do presidente e, se derrubar a decisão, o projeto passa a valer no Brasil.
A Câmara aprovou, por 270 votos a 207 (com uma abstenção), em 6 de maio. A mesma decisão foi anunciada no Senado em 25 de junho - 41 votos favoráveis e 33 contrários. Depois a pauta voltou para análise dos deputados federais - 361 votos a favor, 36 contra e 30 abstenções.
Ao vetar a proposta, Lula também atendeu à recomendação do Ministério da Fazenda. A pasta comandada por Fernando Haddad havia recomendado o veto presidencial pelo não cumprimento da previsibilidade orçamentária e por ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal.
A pesquisa Genial/Quaest mostrou nesta quarta-feira (16) que 85% dos brasileiros são contra o aumento do número de parlamentares da Câmara de Deputados. Segundo os números, apenas 9% afirmaram ser favoráveis e 6% não souberam ou não responderam.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: