Lula sobre candidatura presidencial em 2026: 'preciso estar 100% de saúde'
Durante Encontro Nacional do PT, o presidente também demonstrou confiança com uma possível disputa. “Se eu for candidato, vou ser para ganhar"
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo (3), em Brasília (DF), que pode concorrer ao quarto mandato, se estiver em boas condições de saúde no próximo ano. Durante o Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores, o petista demonstrou confiança com uma possível candidatura presidencial em 2026.
“Se eu for candidato, vou ser candidato para ganhar", disse Lula, que também citou o ex-presidente norte-americano Joe Biden, que não disputou a reeleição em 2024. "Para ser candidato tenho que ser muito honesto comigo. Preciso estar 100% de saúde. Para eu me candidatar e acontecer o que aconteceu com Biden, jamais. Quando falo que tenho 80, energia de 30, vocês podem acreditar”.
Ainda na cerimônia onde ocorreu a posse de Edinho Silva como presidente do PT, Lula afirmou que a legenda precisa de mais parlamentares e pediu compreensão sobre negociações do governo federal com o Congresso Nacional.
"Nessa eleição, nosso partido só elegeu 70 deputados de 513. É muita diferença. Se nós fôssemos bons como nós pensamos que fôssemos, a gente teria eleito 140, 150. Mas isso não é um defeito só do PT, é de toda a esquerda. Muitas vezes na política vocês acham que é derrota, mas a gente aprovar uma política tributária num congresso totalmente adverso. Nós conseguimos”.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: