HOME > Brasília

Damares quer acabar com Comissão em Defesa da Democracia

Proposta de damares alves sugere substituir colegiado por comissão voltada a crianças e adolescentes

Damares Alves (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

247-  A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), recém-eleita presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, apresentou um requerimento para extinguir a Comissão de Defesa da Democracia (CDD) e substituí-la por um colegiado voltado à defesa dos direitos de crianças e adolescentes. A informação foi divulgada pelo portal Metrópoles.

Criada após os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, a CDD tem o objetivo de debater e propor medidas para a proteção do regime democrático no país. 

A comissão registrou cinco reuniões ao longo de 2023, e em 2024, ampliou sua atuação, realizando 15 encontros e apresentando 41 projetos. Mesmo assim, Damares argumenta que o espaço poderia ser melhor utilizado para pautas relacionadas à infância e adolescência, área na qual tem forte atuação política.

O requerimento apresentado pela senadora agora depende da análise do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Caso avance, a proposta será encaminhada às comissões temáticas da Casa para deliberação. Enquanto isso, a CDD segue indefinida: sua primeira reunião de 2025, que deveria ter acontecido no início do ano legislativo, foi adiada sem previsão de nova data.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...