TV 247 logo
      HOME > Poder

      Valdemar Costa Neto confirma que PL terá candidato próprio à presidência em 2026

      Presidente do PL diz que decisão está alinhada a Jair Bolsonaro, que segue inelegível pela Justiça Eleitoral

      O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou  à CNN Brasil que o partido lançará candidatura própria na disputa presidencial de 2026. A decisão, segundo ele, foi tomada em sintonia com Jair Bolsonaro, que atualmente está impedido de concorrer por decisão da Justiça Eleitoral.

      “Vamos ter candidato. Isso o Bolsonaro já decidiu”, declarou Valdemar, reforçando que a sigla pretende manter protagonismo na sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva (PL). A fala sinaliza a estratégia da legenda em se consolidar como principal força da direita no país, mesmo diante da inelegibilidade de Bolsonaro.

      A defesa de Jair Bolsonaro ainda aguarda julgamento de recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter a decisão que o deixou fora das próximas eleições. No entanto, analistas políticos apontam que as chances de sucesso são pequenas.

      Diante desse cenário, o PL estuda alternativas para a disputa. Entre os nomes mais cotados dentro da legenda está o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, que desponta como possível herdeiro político da família.

      Enquanto o PL organiza sua estratégia, outros líderes da direita avaliam diferentes cenários. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), tem defendido que sejam lançados mais de um candidato no primeiro turno, com a expectativa de união em eventual segundo turno contra Lula.

      Além disso, o PL já se movimenta para atrair figuras de peso. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, atualmente filiado ao Republicanos, recebeu convite para se filiar ao partido. Apesar da aproximação, Tarcísio tem resistido à troca de legenda, mantendo-se no partido pelo qual foi eleito em 2022.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Vote agora no Brasil 247 no iBest 2025

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...