HOME > Poder

‘Inauguramos uma cidade’, diz Lula ao entregar Minha Casa, Minha Vida a 11 mil pessoas no Maranhão

Presidente destacou a importância social do programa habitacional e recebeu o título de cidadão imperatrizense durante cerimônia em Imperatriz

Residências do Minha Casa, Minha Vida, no Maranhão (Foto: Ricardo Stuckert)

247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta segunda-feira (6) da entrega de 2.837 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) no Residencial Canto da Serra, em Imperatriz, no Maranhão. A informação é da Agência Gov, órgão oficial de comunicação do Governo Federal.

O empreendimento, que recebeu investimento de R$ 358,6 milhões, beneficiará mais de 11 mil pessoas, entre elas 1.619 famílias contempladas por programas sociais como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que receberam as moradias de forma totalmente subsidiada. Durante a cerimônia, Lula afirmou:

 “Nós não estamos inaugurando um conjunto habitacional. Com 2.837 casas, nós estamos inaugurando uma cidade. Porque tem muita cidade no Brasil que não tem 11 mil habitantes.”

Além da entrega das moradias, o presidente foi homenageado com o título de cidadão imperatrizense, concedido pela Câmara de Vereadores da cidade em reconhecimento aos serviços prestados à população local. Em seu discurso, Lula reforçou sua visão humanista sobre o papel do Estado:

 “Eu não gosto de utilizar a palavra governar. Eu gosto de cuidar das pessoas. Eu gosto de gente.”

Obras retomadas e novos equipamentos públicos

O ministro das Cidades, Jader Filho, ressaltou que as obras do Canto da Serra estavam paralisadas desde 2012 e foram retomadas no atual governo.

 “Essas obras foram contratadas em 2012; 13 anos depois, o presidente Lula está vindo aqui para entregar essas casas para o povo de Imperatriz. (...) É um sentimento de dever cumprido, de poder tirar 2.837 famílias do aluguel e dar o sonho da casa própria”, afirmou.

Jader também anunciou a construção de novos equipamentos públicos no conjunto: um posto policial (com entrega prevista até dezembro), uma escola de tempo integral, uma creche, uma escola de ensino médio em parceria com o governo estadual e um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Lula complementou destacando que a dignidade vai além do teto:

 “As pessoas não precisam apenas de uma casa com telhado para se esconder do sol ou da chuva. As pessoas precisam de uma casa que as dê a dignidade que o ser humano precisa para viver bem.”

Uma conquista com história

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, compartilhou uma história pessoal durante a cerimônia. Sua mãe, Darli, está entre as beneficiárias do programa:

 “Há dez anos, a minha mãe foi inscrita para receber uma casa aqui no Canto da Serra. (...) Hoje ela está realizando um sonho no nosso governo.”

Novos investimentos e integração de políticas públicas

O evento também contou com a presença do ministro do Esporte, André Fufuca, que anunciou uma parceria com a prefeitura de Imperatriz para a implantação de uma Arena Brasil no Residencial Canto da Serra. O projeto integra o Novo PAC e visa promover inclusão social e hábitos saudáveis.

 “Pela primeira vez, o Ministério do Esporte pode falar em alto e bom som que tem obra em todos os lugares. Nós temos, hoje, mais de 110 municípios conveniados com o Ministério”, destacou Fufuca.

O presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, também fez um anúncio importante:

 “Eu assumo o compromisso público para, em menos de 30 dias, trazer uma agência itinerante para essa área da cidade, para atender a essas 11 mil pessoas.”

Já o governador do Maranhão, Carlos Brandão, destacou a parceria entre os governos federal e estadual:

 “Quarta-feira, o ministro Camilo Santana estará aqui, em Imperatriz, entregando 10 mil tablets, porque os alunos terão aula de qualidade, poderão ter acesso ao conteúdo do MEC e à biblioteca virtual.”

Um marco para o Maranhão e para o Minha Casa, Minha Vida

A entrega do Residencial Canto da Serra representa mais um marco na retomada do Minha Casa, Minha Vida, relançado pelo governo Lula com o objetivo de garantir moradia digna, inclusão social e desenvolvimento urbano.

Com o evento em Imperatriz, o governo reforça seu compromisso com a redução do déficit habitacional e com a reconstrução das políticas públicas voltadas às famílias de baixa renda, reafirmando — nas palavras do presidente — que “cuidar das pessoas” é a essência do ato de governar.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...