HOME > Negócios

Lula alfineta a Ford e exalta a BYD por apostar no Brasil: "será melhor"

Presidente também exige carros acessíveis aos trabalhadores e mira mercado africano

09/10/2025 - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante visita à linha de montagem de veículos da BYD, no Polo Petroquímico, em Camaçari-BA (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva exaltou nesta quinta-feira (9) a montadora chinesa BYD e fez críticas à Ford, dos Estados Unidos, por não apostar no potencial do Brasil. 

Lula participou da inauguração da linha de montagem de veículos da BYD em Camaçari-BA. Em seu discurso, ele elogiou o CEO da empresa, Wang Chuanfu, classificando o executivo como "o gênio do carro elétrico". Chuanfu marcou presença no evento. 

"O fato de a Ford ter nos deixado e fato de ele [Chuanfu] ter vindo para cá... Deus escreve certo por linhas tortas. Temos que ganhar essa substituição, porque essa é a tecnologia mais importante", disse Lula, acrescentando que "certamente" a montadora produzirá modelos acessíveis aos trabalhadores brasileiros.

"Queremos vender no continente africano, indo da Cidade do Cabo a Cabo Verde. Queremos daqui do Brasil continuar a vender carro para o mundo todo", projetou Lula. 

O presidente concluiu: "Lamentamos muito a saída da Ford, mas como Deus escreve certo por linhas tortas, o que veio ao Brasil será melhor do que os que saíram do Brasil". 

Projetado para ser o maior complexo industrial da empresa fora da Ásia, o empreendimento recebeu investimentos de R$ 5,5 bilhões. A nova planta em Camaçari tem capacidade inicial para produzir 150 mil veículos por ano e 300 mil em uma segunda etapa. A BYD é a maior fabricante de veículos elétricos e híbridos do mundo.

Desde o início de outubro, 350 trabalhadores foram contratados, com a previsão de alcançar 1,8 mil até o fim do mês e 2 mil nas semanas seguintes. Quando estiver em pleno funcionamento, o complexo terá potencial de gerar 20 mil empregos, entre diretos e indiretos, incluindo funcionários, prestadores de serviço e fornecedores, de acordo com comunicado do Palácio do Planalto desta quinta-feira. 

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...