TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Xi Jinping recebe Sergey Lavrov em Pequim em reunião estratégica

      Encontro serviu para tratar dos preparativos da viagem do presidente russo à Cúpula da OCX e reforçar laços em meio às tensões globais

      O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, é recebido pelo Presidente chinês, Xi Jinping (Foto: Chancelaria russa)
      José Reinaldo avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente da China, Xi Jinping, recebeu nesta terça-feira (15) o chanceler russo Sergey Lavrov, em Pequim, em uma reunião estratégica que antecede a visita oficial do presidente russo Vladimir Putin ao país. As informações são da agência oficial russa e foram divulgadas também pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

      Segundo nota oficial da chancelaria russa, Lavrov levou a Xi as “saudações amistosas e os melhores votos” de Vladimir Putin, com quem o líder chinês deverá se reunir em breve, com quem o líder chinês deverá se reunir em breve por ocasião da Cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX) e das comemorações dos 80 anos da vitória contra o Japão militarista, ainda durante a Segunda Guerra Mundial.

      O encontro entre Lavrov e Xi ocorreu no contexto da visita do ministro das Relações Exteriores da Rússia à China, iniciada no domingo (13), por ocasião da reunião do Conselho de Chanceleres dos Estados-membros da OCX, que ocorre nesta terça-feira na cidade chinesa de Tianjin.

      Durante o encontro com o líder chinês, Lavrov discutiu temas da agenda bilateral de alto nível, reafirmando a importância da parceria estratégica entre Moscou e Pequim. Segundo o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, também foram abordadas “questões atuais da agenda internacional e regional”, em consonância com os crescentes desafios globais.

      A diplomacia russa informou ainda que o encontro de chanceleres da OCX tem como objetivo discutir os rumos do desenvolvimento da organização e promover uma troca de visões entre os países-membros sobre os principais temas em destaque no cenário internacional.

      Entre os tópicos em debate, estão a situação no Oriente Médio — especialmente após os recentes ataques de Israel e dos Estados Unidos ao Irã —, e a conjuntura no Afeganistão, com ênfase nos esforços para consolidar a estabilidade e fortalecer as estruturas governamentais do país.

      A Cúpula da OCX, que deve ocorrer ainda este mês, reunirá chefes de Estado e governo dos países-membros, entre eles Rússia, China, Índia, Paquistão, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão e Uzbequistão, além de observadores e parceiros de diálogo da organização, que vem se fortalecendo como uma plataforma alternativa de cooperação multilateral em oposição ao eixo liderado pelos Estados Unidos e pela Otan.

      A visita de Vladimir Putin à China deverá marcar um novo momento na cooperação bilateral sino-russa, especialmente em áreas como segurança regional, economia, energia e defesa. Trata-se de mais um passo na consolidação de uma aliança que ambos os lados qualificam como “parceria estratégica abrangente para a nova era”.

      O estreitamento dos laços entre Rússia e China tem ganhado maior relevo em meio ao cenário de múltiplas tensões internacionais, com os dois países buscando aprofundar a coordenação política e diplomática para promover um mundo multipolar, baseado na soberania dos Estados e no respeito mútuo.

      A próxima visita de Putin à China será acompanhada de perto pela comunidade internacional, não apenas pelos simbolismos históricos das celebrações da vitória de 1945, mas também pelo conteúdo político e diplomático das negociações que podem reforçar o eixo Moscou-Pequim como um dos principais polos de poder global no século 21.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...