HOME > Mundo

Visita de vice-chefe da Agência de Energia Atômica não inclui inspeção, afirma chanceler iraniano

Inspeção nuclear depende de acordo formal

Ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi - 18/04/2025 (Foto: Foto: Tatyana Makeyeva/Pool via REUTERS)

247 - O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, anunciou que o vice-diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) visitará Teerã nesta segunda-feira (11), mas ressaltou que essa visita não incluirá inspeção às instalações nucleares iranianas até que seja estabelecida uma estrutura formal de cooperação entre os dois lados. A declaração foi feita em entrevista coletiva no domingo, conforme reportagem da HispanTV.

"Negociações serão realizadas com a AIEA para definir uma estrutura de cooperação. Um vice-diretor-geral sob o comando de [Rafael] Grossi visitará Teerã, embora não haja planos de visitar nenhuma instalação nuclear até que cheguemos a uma estrutura de cooperação bilateral", enfatizou Araqchi. Ele acrescentou que essa estrutura estará baseada em uma lei aprovada pelo Parlamento iraniano.

Araqchi também comentou sobre a controvérsia em torno do da reativação das sanções da ONU contra o Irã. Segundo ele, embora os países europeus tenham levantado essa questão, o Irã mantém sua posição de que o mecanismo é inválido. "Na nossa opinião, a Europa não se considera participante do JCPOA (Plano de Ação Global Conjunto). É claro que há discussões técnicas e jurídicas que meus colegas estão discutindo com os europeus, mas ainda não há uma data definida para as próximas negociações", afirmou.

Ao ser questionado sobre negociações diretas com os Estados Unidos, Araqchi foi claro: "nada foi finalizado ainda em relação às negociações com os EUA".

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...