Ucrânia está pronta para negociações sobre questões territoriais, afirma chanceler alemão
Friedrich Merz diz que linha de contato deve ser ponto de partida, mas descarta reconhecimento legal de áreas sob controle russo
247 - Em declaração divulgada pela Sputnik, o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, afirmou nesta quarta-feira (13) que a Ucrânia está preparada para discutir questões territoriais em futuras negociações de paz, desde que a chamada “linha de contato” seja considerada o ponto de partida das conversas.
A posição foi apresentada após Merz promover uma reunião virtual para unificar a postura ocidental antes do encontro entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, marcado para ocorrer no Alasca. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, viajou a Berlim para participar da agenda.
Reunião de alto nível com líderes europeus e Otan
O encontro começou com uma videoconferência reunindo o presidente do Conselho Europeu, Antonio Costa, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o secretário-geral da Otan, Mark Rutte. Em seguida, houve uma conversa online que contou com a participação de Trump, dos líderes europeus e de Zelenskyy.
Durante coletiva ao lado do presidente ucraniano, Merz declarou: “A Ucrânia está pronta para negociações sobre questões territoriais, mas a chamada ‘linha de contato’ deve ser o ponto de partida”. Ele também reforçou que “o reconhecimento legal dos territórios sob controle russo não está em discussão”.