HOME > Mundo

Trump reconhece Coreia do Norte como “espécie de potência nuclear”

Presidente dos EUA afirma que se dá “muito bem” com Kim Jong-un e volta a acenar por retomada do diálogo entre Washington e Pyongyang

Donald Trump e Kim Jong-un (Foto: KCNA via REUTERS)

247 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (24) que considera a Coreia do Norte “uma espécie de potência nuclear” e expressou o desejo de se reunir com o líder norte-coreano Kim Jong-un durante sua visita à Coreia do Sul. O republicano fará uma viagem de cinco dias pela Ásia, que também inclui passagens pela Malásia e pelo Japão.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de reconhecer a Coreia do Norte como um Estado nuclear, condição imposta por Pyongyang para retomar o diálogo com Washington, Trump respondeu: “Bem, acho que eles são uma espécie de potência nuclear”. E acrescentou: “Quando você diz que eles têm que ser reconhecidos como uma potência nuclear, bem, eles têm muitas armas nucleares, é isso o que vou dizer”.

O presidente norte-americano também reiterou a disposição de se reunir novamente com Kim. “Eu gostaria, ele sabe que estaremos lá”, afirmou a jornalistas na Casa Branca. “Não sei, vamos informá-lo; ele sabe que eu irei”, disse, acrescentando que mantém uma boa relação pessoal com o líder da Coreia do Norte.

Em setembro, Kim Jong-un havia sinalizado estar aberto a retomar conversas com os Estados Unidos, mas impôs como condição que Washington abandonasse a exigência de desnuclearização.

A Coreia do Norte vive sob sanções da ONU e embargos internacionais desde seu primeiro teste nuclear, em 2006. Apesar das restrições, o país continuou a desenvolver armas nucleares e mísseis balísticos.

Artigos Relacionados