Trump ordena envio de tropas a Portland e autoriza "força total"
Na sexta, o prefeito da cidade disse que a chegada aparente de agentes não foi solicitada e classificou medida como excesso de autoridade e distração
(Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado que está ordenando ao secretário de Defesa, Pete Hegseth, o envio de tropas para Portland, no Oregon, e para a proteção de instalações federais de imigração contra o que chamou de “terroristas domésticos”, autorizando o uso de “força total, se necessário”.
“A pedido da secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, estou instruindo o secretário de Guerra, Pete Hegseth, a fornecer todas as tropas necessárias para proteger a devastada Portland e qualquer uma de nossas instalações do ICE [Serviço de Imigração e Controle de Alfândega] que esteja sob ataque da Antifa e de outros terroristas domésticos”, escreveu Trump em sua rede Truth Social.
O prefeito de Portland, Keith Wilson, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. Em entrevista coletiva na sexta-feira, Wilson disse que a chegada aparente de agentes federais não foi solicitada pela cidade e classificou a medida como um excesso de autoridade e uma distração.
Na quinta-feira, Trump já havia declarado a jornalistas que “pessoas loucas” tentavam incendiar prédios em Portland. “São agitadores profissionais e anarquistas”, afirmou, sem apresentar provas.
Trump tem feito do combate ao crime um dos principais focos de sua administração, mesmo com quedas nas taxas de violência em várias cidades americanas. Sua política de endurecimento em municípios governados por democratas, como Los Angeles e Washington, tem levantado questionamentos legais e gerado protestos.