Trump ameaça Venezuela com consequências “incalculáveis” sobre retorno de prisioneiros
Presidente dos EUA exige que Caracas aceite a repatriação de detidos, incluindo pessoas de instituições psiquiátricas
247 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez neste sábado (20) um duro alerta ao governo da Venezuela. Segundo reportagem da agência Reuters, o republicano afirmou que Caracas deve aceitar o retorno de todos os prisioneiros que, de acordo com ele, teriam sido enviados ao território norte-americano. Caso contrário, advertiu, “o preço que vocês pagarão será incalculável”.
A declaração foi feita por Trump em uma publicação em sua rede social, Truth Social, sem detalhar exatamente a quem se referia. O presidente disse apenas que parte dos detidos seria composta por pessoas oriundas de instituições psiquiátricas. Até o momento, não houve explicações adicionais sobre o tipo de ação que Washington poderia adotar em resposta.
A fala ocorre em um contexto de crescentes tensões diplomáticas entre os dois países. Nos últimos anos, Estados Unidos e Venezuela vêm trocando acusações em áreas como política migratória, sanções econômicas e cooperação internacional. A nova advertência de Trump acrescenta um capítulo de incerteza à já delicada relação bilateral.
Apesar do tom ameaçador, o governo norte-americano não apresentou dados que confirmem a presença desses prisioneiros no país, tampouco esclareceu como teria se dado o suposto envio por parte da Venezuela.