Secretário de Comércio dos EUA diz que produtos não cultivados no país podem ter a tarifa zerada
Howard Lutnick citou produtos como manga, abacaxi e cacau
247 – Em meio a novas sinalizações sobre acordos comerciais, o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, afirmou nesta terça-feira (29) que o país pode eliminar tarifas para produtos que não são cultivados internamente, como café, cacau, manga e abacaxi.
A declaração foi feita em entrevista à rede norte-americana CNBC. Segundo Lutnick, esses itens seriam tratados como “recursos naturais” que os EUA não produzem.
“São recursos naturais. Quando o presidente faz um acordo, ele inclui que, se você produz algo e a gente não, isso pode vir por [tarifa] zero”, afirmou Lutnick. “Se vamos negociar com um país que produz manga ou abacaxi, então eles podem entrar sem tarifa. Café, coco são outros exemplos de recursos naturais.”
Apesar da sinalização, o secretário não mencionou quais países poderiam ser beneficiados — nem o Brasil, que está prestes a ser impactado por uma tarifa de 50% sobre suas exportações ao mercado norte-americano, a partir de 1º de agosto, por decisão do presidente Donald Trump.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: