TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Rússia reconhece governo do Talibã no Afeganistão

      Moscou oficializa relações diplomáticas com governo afegão

      Gul Hassan, Embaixador afegão em Moscou, e o vice-chanceler russo, Andrei Rudenko - 03/07/2025 (Foto: Divulgação/MRE Rússia)
      Luis Mauro Filho avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A Rússia tornou-se, nesta quinta-feira (3), o primeiro país a reconhecer oficialmente o governo do Talibã no Afeganistão desde que o grupo retomou o poder em agosto de 2021. A informação foi divulgada pela agência Reuters . A decisão foi formalizada com a aceitação das credenciais do novo embaixador afegão, Gul Hassan Hassan, em Moscou

      O Ministério das Relações Exteriores da Rússia declarou que a medida visa promover uma "cooperação bilateral produtiva" em áreas como segurança, contraterrorismo, agricultura, energia e infraestrutura. O ministro das Relações Exteriores do Afeganistão, Amir Khan Muttaqi, saudou a decisão russa como um "passo histórico" e expressou esperança de que outros países sigam o exemplo.

      A decisão russa ocorre após a remoção do Talibã da lista de organizações terroristas do país em abril de 2025, encerrando uma designação que vigorava desde 2003 . Essa mudança reflete uma reorientação estratégica de Moscou, que busca fortalecer sua influência na Ásia Central e conter ameaças de grupos extremistas como o Estado Islâmico-Khorasan (ISIS-K), responsável por um ataque mortal em Moscou em março de 2024.

      Embora países como China, Emirados Árabes Unidos, Uzbequistão e Paquistão tenham mantido relações diplomáticas com o Talibã, nenhum deles reconheceu formalmente o governo do grupo.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...