TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Ruanda e República Democrática do Congo assinarão acordo de paz em Washington, afirma governo dos EUA

      Cerimônia em Washington será acompanhada por Marco Rubio e prevê desarmamento de grupos armados, retorno de refugiados e integração econômica

      Motoristas e motociclistas trafegam por uma rua em Kigali, Ruanda, em 26 de abril de 2024 (Foto: REUTERS/Jean Bizimana)
      Luis Mauro Filho avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O Departamento de Estado norte-americano anunciou nesta quarta-feira (18) que os ministros das Relações Exteriores de Ruanda e da República Democrática do Congo assinarão, no próximo dia 27 de junho, um acordo de paz em Washington. O pacto é fruto de três dias de negociações conduzidas na capital dos Estados Unidos, com mediação direta do governo norte-americano e a participação de observadores do Catar.

      Segundo comunicado oficial divulgado pela diplomacia dos EUA, o acordo prevê cláusulas que buscam encerrar o ciclo de hostilidades entre os dois países vizinhos, incluindo “respeito à integridade territorial, proibição de ações armadas, desengajamento, desarmamento e integração condicional de grupos armados não estatais”. Além disso, há previsões para o retorno de refugiados e deslocados internos, bem como ações para promover a integração econômica regional.

      O anúncio ocorre em meio a uma escalada de tensões no leste congolês, onde o grupo rebelde M23 — relançado em 2021 — mantém controle de amplas regiões ricas em recursos minerais. Segundo denúncias feitas por autoridades da República Democrática do Congo, da União Europeia e dos Estados Unidos, Ruanda tem apoiado os rebeldes, o que o governo de Kigali nega repetidamente.

      A ofensiva do M23 já provocou a morte de milhares de civis e o deslocamento de cerca de um milhão de pessoas, agravando a crise humanitária na região. O grupo armado, que alega defender os interesses da minoria tutsi no Congo, chegou a ameaçar derrubar o governo do presidente congolês Félix Tshisekedi.

      De acordo com o Departamento de Estado, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, acompanhará a cerimônia de assinatura do acordo entre os dois chanceleres. Um encontro entre os presidentes de Ruanda e do Congo também está previsto em Washington, embora a data ainda não tenha sido definida.

      A confirmação do compromisso foi feita por Tina Salama, porta-voz do presidente Tshisekedi, por meio de publicação na rede social X (antigo Twitter). O ministro das Relações Exteriores de Ruanda, Olivier Nduhungirehe, também ratificou a informação pela mesma plataforma.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...