TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Reversão de tarifaço é “quase impossível”, dizem senadores em missão nos EUA

      Comitiva em Washington relata frustração nas negociações e aponta falta de autoridade entre interlocutores americanos

      Donald Trump (Foto: REUTERS/Nathan Howard)
      Otávio Rosso avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A possibilidade de os Estados Unidos reverterem a decisão de aplicar uma tarifa de 50% sobre as importações brasileiras é considerada “quase impossível” por senadores que integram a comitiva parlamentar em missão diplomática em Washington. As informações são do g1.

      Parlamentares brasileiros demonstram frustração com o que classificam como uma falta de “autoridade decisória” por parte dos interlocutores americanos. Segundo eles, mesmo ao conversarem com congressistas e empresários dos Estados Unidos, não há espaço para decisões concretas, já que nenhum deles pode agir “em nome do presidente”.

      Em uma das reuniões, um senador brasileiro afirmou que há mobilização entre representantes do setor privado norte-americano, mas que o impasse depende diretamente das lideranças políticas dos dois países. “Os empresários americanos estão convictos a pressionarem o governo, mas sabem que a mudança só depende de Lula e de Trump”, afirmou.

      A expectativa inicial da comitiva era de que a presença do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, pudesse fortalecer as negociações. No entanto, o chanceler cancelou sua ida a Washington após não conseguir agendar uma reunião com a Casa Branca. A ausência de encontros em nível presidencial ou com autoridades de alto escalão ampliou a percepção de que as conversas não terão efeitos imediatos.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...