TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Putin aprova nova estratégia de longo prazo para a Marinha Russa

      Documento orienta o desenvolvimento naval até 2050 e reforça papel geopolítico da Rússia nos mares

      Vladimir Putin (Foto: Alexander Kazakov/TASS)
      José Reinaldo avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, aprovou uma nova estratégia de desenvolvimento para a Marinha do país com horizonte até o ano de 2050. A informação foi divulgada neste domingo (8) por Nikolay Patrushev, assessor presidencial e presidente do Conselho Marítimo, em entrevista ao site russo aif.ru. Segundo Patrushev, o documento foi assinado por Putin em 30 de maio, após longo processo de elaboração iniciado no ano passado.

      "A decisão de preparar a estratégia foi tomada em uma reunião no Kremlin em julho de 2024", lembrou Patrushev. De acordo com ele, o esboço inicial do plano foi desenvolvido pelo Ministério da Defesa e, em seguida, aprimorado com a contribuição do Conselho Marítimo. “Sob instruções do presidente, o Ministério da Defesa preparou um rascunho da estratégia que foi posteriormente finalizado pelo Conselho Marítimo, levando em consideração propostas de agências e organizações federais”, afirmou.

      A nova diretriz estabelece as metas e direções do desenvolvimento naval russo para as próximas duas décadas e meia, em um momento de crescentes tensões geopolíticas e reposicionamento estratégico da Rússia no cenário internacional. Embora os detalhes do documento ainda não tenham sido tornados públicos, a iniciativa reforça o esforço de Moscou em manter e expandir sua capacidade naval de forma sistemática e a longo prazo.

      A estratégia aprovada está inserida no escopo mais amplo da doutrina naval russa, que já foi atualizada em 2022 para incluir novos desafios globais e o fortalecimento da presença marítima russa em regiões como o Ártico, o Oceano Pacífico e o Mar Negro. A assinatura do novo plano até 2050 sinaliza continuidade e aprofundamento dessas diretrizes, reforçando a importância da Marinha como instrumento de defesa nacional e projeção internacional de poder.

      A entrevista de Patrushev ocorre em meio a uma série de anúncios relacionados à modernização das Forças Armadas da Rússia, com investimentos contínuos em tecnologia militar, renovação da frota e expansão das bases navais. Para analistas internacionais, a aprovação da estratégia até 2050 reafirma a postura assertiva do Kremlin em manter sua autonomia estratégica e responder às pressões do Ocidente em diferentes teatros geopolíticos.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...