Onda de protestos da "geração Z" atinge Madagascar
Protestos semelhantes já levaram à derrubada do governo do Nepal
247 - Milhares de pessoas protestaram nesta quarta-feira (1) em Madagascar e pediram a renúncia do presidente do país africano, Andry Rajoelina, informou a agência AFP.
No dia 29 de setembro, milhares de jovens da chamada "geração Z" saíram às ruas contra os cortes de energia e água no país e exigiram a saída do governo. Após as manifestações, o presidente Rajoelina anunciou a dissolução do gabinete.
As manifestações foram reprimidas pelas forças de segurança, de acordo com a agência Sputnik.
Os protestos ganharam o apoio do líder da oposição do país, Rivo Rakotovao, que afirmou que a aliança dos principais partidos oposicionistas não participará de nenhum novo governo enquanto Rajoelina permanecer no poder, e pediu sua renúncia.
“Estamos totalmente de acordo com essa ação para resgatar o povo malgaxe e reconstruir a nação, conduzida pelo povo malgaxe e impulsionada pela juventude”, declarou Rakotovao em coletiva de imprensa, de acordo com a agência Reuters.
O papa Leão declarou estar entristecido com os confrontos violentos no país de maioria cristã. “Rezemos ao Senhor para que toda forma de violência seja sempre evitada e para que a busca constante da harmonia social seja fortalecida por meio da promoção da justiça e do bem comum”, afirmou em sua mensagem semanal.