HOME > Mundo

"Não queremos ser americanos", diz primeiro-ministro da Groenlândia

A afirmação ocorreu em meio a declarações do presidente estadunidense Donald Trump, que demonstrou interesse em tomar o território

Primeiro-ministro da Groenlândia, Mute Egede 15/03/2024 Ritzau Scanpix/Leiff Josefsen via REUTERS (Foto: Ritzau Scanpix/Leiff Josefsen via REUTERS)

247 – O primeiro-ministro da Groenlândia, Mute Egede, declarou nesta terça-feira (21) que o território autônomo da Dinamarca não tem interesse em se tornar parte dos Estados Unidos. A afirmação ocorreu em meio a declarações do presidente estadunidense Donald Trump, que demonstrou interesse em tomar o território, inclusive por meio de uma ação militar.

“Nós somos groenlandeses. Não queremos ser americanos. Também não queremos ser dinamarqueses. O futuro da Groenlândia será decidido pela Groenlândia”, enfatizou o premiê.

O ministro das Relações Exteriores da Dinamarca, Lars Lokke Rasmussen, também se posicionou nesta terça-feira, criticando qualquer tentativa de dominação do território. “Não é possível que certos países, se forem grandes o suficiente e não importa como se chamem, possam simplesmente tomar o que quiserem”, afirmou Rasmussen.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...