Multidão vaia Netanyahu em comício na Praça dos Reféns em Israel
Multidão interrompeu o discurso de Steve Witkoff ao ouvir o nome do primeiro-ministro israelense, em ato dedicado aos prisioneiros em poder do Hamas
247 - O público na Praça dos Reféns, em Tel Aviv, vaiou de forma prolongada quando o nome do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu foi mencionado durante comício na noite de sábado (11). As vaias começaram assim que o enviado norte-americano para o Oriente Médio, Steve Witkoff, pronunciou “Primeiro-ministro Benjamin Netanyahu”, obrigando-o a pausar o discurso em meio ao protesto da plateia.
De acordo com o jornal The Times of Israel, Witkoff tentou prosseguir e reagiu com uma risada constrangida antes de pedir: “Certo, deixe-me terminar meu pensamento”. O ato foi anunciado pelos organizadores como possivelmente o último da série dedicada aos prisioneiros israelenses em poder do Hamas, diante da expectativa de libertações previstas para segunda-feira, e atraiu uma multidão estimada em mais de 100 mil pessoas. .
A reação negativa ao premiê expôs a divisão que vem marcando os protestos semanais desde o 7 de outubro de 2023. Oradores e participantes desses atos já responsabilizaram Netanyahu por falhas de segurança que teriam permitido a ação do Hamas, e por um déficit de empenho na libertação dos prisioneiros. No comício de sábado, a reação foi imediata e concentrada: a simples menção ao nome do primeiro-ministro transformou o tom do evento.


