TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Lula é possivelmente o estadista latino-americano mais importante do século, diz New York Times

      Jornal norte-americano afirmou que não há “líder mundial desafiando Trump tão fortemente quanto Lula”

      Lula usa o boné "O Brasil é dos brasileiros" (Foto: RICARDO STUCKERT)
      Bianca Penteado avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – Em texto publicado nesta quinta-feira (31), o New York Times destacou o posicionamento firme do presidente Luiz Inácio Lula da Silva diante das sanções promovidas pelo líder norte-americano Donald Trump contra o Brasil. Segundo o jornal norte-americano, não há “líder mundial desafiando Trump tão fortemente quanto Lula”.

      O presidente brasileiro criticou publicamente as tarifas de até 50% impostas pelos EUA sobre produtos brasileiros e afirmou que não aceitará pressões políticas. Em entrevista ao NYT, mais cedo nesta semana, Lula declarou: “Estamos tratando isso [tarifa comercial] com a máxima seriedade. Mas seriedade não exige subserviência.” E completou: “Quero ser tratado com respeito.”

      Trump elevou a taxação sobre produtos brasileiros como retaliação à atuação da Justiça brasileira contra seu aliado Jair Bolsonaro, réu sob a acusação de liderar uma tentativa de golpe de Estado. O presidente dos EUA chegou a classificar os processos contra o ex-mandatário como “caça às bruxas” e exigiu o arquivamento, o que Lula descartou: “Talvez ele não saiba que, aqui no Brasil, o Judiciário é independente.”

      Em sua publicação, o NYT ressalta que as tarifas impostas ao Brasil estão entre as mais altas aplicadas por Trump e possuem motivação política, não econômica. O jornal também observa que Lula, ao contrário de líderes que evitam confronto direto com o republicano, tem se posicionado com firmeza, tornando-se possivelmente “o estadista latino-americano mais importante deste século”. 

      O veículo ainda relembra trecho da entrevista recente no qual Lula enfatizou: “O Estado Democrático de Direito para nós é uma coisa sagrada. Já vivemos ditaduras e não queremos mais.”

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...