TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Los Angeles: agência meteorológica prevê 'aumento explosivo' de incêndios com ventos mais fortes

      O retorno dos ventos de Santa Ana está colocando Los Angeles em uma situação crítica

      Bombeiros observam incêndio em Los Angeles (Foto: REUTERS/Ringo Chiu)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O retorno dos ventos de Santa Ana está colocando Los Angeles em uma situação crítica, com “condições severas para fogo” previstas para os próximos dias. O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS, na sigla em inglês) alertou para o risco de um crescimento “rápido” e “explosivo” dos incêndios, que já devastaram a cidade. A informação foi publicada pelo portal g1.

      Segundo Ariel Cohen, meteorologista-chefe do NWS em Los Angeles, a combinação de ventos intensos vindos do mar e baixa umidade cria um cenário ideal para a expansão das chamas. "Essa combinação cria um crescimento explosivo de incêndios, com potencial de se espalhar muito rapidamente. É uma situação particularmente perigosa", afirmou.

      Incêndios descontrolados e ameaça crescente

      Os incêndios de Pacific Palisades e Eaton/Pasadena permanecem com baixos níveis de contenção, com apenas 13% e 27%, respectivamente, segundo o Departamento Florestal e de Proteção de Incêndios da Califórnia (Cal Fire). Com rajadas de vento alcançando até 113 km/h nas montanhas, as brasas são lançadas a distâncias de até 3 km, dificultando ainda mais o trabalho dos bombeiros.

      Kristin Crowley, chefe do Corpo de Bombeiros da Califórnia, destacou que a situação deve piorar na terça-feira (14), com ventos ainda mais fortes. “Os ventos retornarão com força na madrugada de domingo para segunda e serão piores na terça-feira, fazendo com que as chamas avancem e se espalhem agora por regiões vizinhas a Los Angeles”, alertou.

      Além disso, Anthony Marrone, chefe do Corpo de Bombeiros do Condado de Los Angeles, descreveu os ventos como um "secador de cabelo" que agrava a propagação do fogo. "Esses ventos, combinados com baixa umidade relativa e baixos níveis de umidade nos combustíveis, manterão a ameaça de incêndio em todo o Condado de Los Angeles muito alta", explicou.

      Impactos devastadores

      Até o momento, o número de mortos subiu para 24, enquanto mais de 160 quilômetros quadrados já foram consumidos pelas chamas — uma área maior do que toda a cidade de São Francisco. Pelo menos 12.300 imóveis foram destruídos, de acordo com as autoridades locais.

      A breve trégua climática no último fim de semana permitiu avanços no combate ao fogo, mas a nova onda de ventos ameaça reverter os progressos. "Haverá ventos muito fortes e rajadas em Santa Ana, uma atmosfera muito seca e arbustos ainda muito secos. Então ainda temos algumas condições climáticas muito críticas para incêndios por aí", disse Rich Thompson, meteorologista do NWS.

      Alertas e medidas

      Alertas de bandeira vermelha foram emitidos e permanecerão em vigor até quarta-feira (15). As autoridades recomendam que os moradores de áreas de risco sigam os protocolos de evacuação e mantenham-se informados sobre as atualizações.

      O cenário é um dos mais graves na história de Los Angeles, exigindo esforços conjuntos entre bombeiros, meteorologistas e residentes para minimizar os danos e salvar vidas.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...