HOME > Mundo

Justiça emite decisão contra ordens de Trump sobre saúde de jovens transgêneros

O presidente norte-americano ordenou a suspensão do financiamento federal para cuidados com a saúde de pessoas transgêneros menores de 19 anos

Donald Trump (Foto: Reuters)

247 - O juiz federal Brendan Hurson decidiu estender nesta terça-feira (4) um bloqueio em âmbito nacional contra as ordens executivas do presidente Donald Trump, que suspendem o financiamento federal para cuidados com a saúde de pessoas transgêneros menores de 19 anos. Atualmente, o dinheiro é destinado a provedores que atendem pessoas acima da idade mencionada na proposta.

Um grupo nacional de famílias de pessoas LGBTQ+ e uma organização de médicos são autores da ação judicial, uma das mais de 100 ações que se opõem às ordens emitidas por Trump, do Partido Republicano, representante da extrema-direita norte-americana.

O juiz distrital dos EUA Brendan Hurson, em Baltimore, foi indicado pelo antecessor de Trump, Joe Biden, do Partido Democrata. Vários hospitais norte-americanos interromperam esse tipo de atendimento a menores nos dias seguintes à ordem de Trump para evitar perder financiamento federal.

O governo de Trump pode recorrer da decisão para tentar reverter a medida anunciada pelo juiz Brendan Hurson.


 

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...