HOME > Mundo

Israel intensifica bombardeios no Líbano e atinge depósitos e lançadores do Hezbollah

Exército israelense confirma ataques ao norte do rio Litani e acusa grupo libanês de violar acordos bilaterais

Um soldado israelense passa por um tanque em meio ao aumento das tensões entre Israel e o Líbano, visto da fronteira com o Líbano, no norte de Israel, em 14 de outubro de 2023 (Foto: REUTERS/Gil Eliyahu)

247 - O Exército de Israel anunciou ter realizado, nas últimas horas desta segunda-feira (23), novos bombardeios contra alvos militares do Hezbollah localizados ao norte do rio Litani, no território libanês. A informação foi divulgada por meio de nota oficial das Forças de Defesa de Israel (IDF).

De acordo com o comunicado, a ação teve como alvo depósitos de armamentos, além de plataformas de lançamento de foguetes e mísseis atribuídas ao grupo xiita libanês. “A pouco tempo, as IDF atingiram locais militares pertencentes ao Hezbollah, que continham lançadores de foguetes e mísseis, além de instalações de armazenamento de armas, ao norte do rio Litani, no Líbano”, afirmou o Exército israelense.

As IDF acrescentaram que “a presença de armas e a atividade do Hezbollah constituem uma violação flagrante dos entendimentos entre Israel e Líbano”. A referência diz respeito ao acordo tácito mediado pela ONU, segundo o qual o sul do Líbano – especialmente ao norte do Litani – deveria permanecer desmilitarizado de grupos hostis a Israel após o fim da guerra de 2006.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...