Israel conclui retirada do corredor militar em Gaza
Retirada faz parte do acordo de cessar-fogo
Prensa Latina - O exército de ocupação de Israel concluiu neste domingo (9) a evacuação do chamado Corredor Netzarim, uma barreira erguida durante a agressão à Faixa de Gaza para dividir em dois o território.
As tropas israelenses deixaram a área como parte dos acordos de cessar-fogo que começaram em 19 de janeiro.
O Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) comemorou a evacuação, que disse ter sido uma derrota para o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.
Este é um sinal do fracasso de Netanyahu em atingir seus objetivos, disse Sami Abu Zuhri, líder da organização islâmica.
Após a entrada em vigor da trégua, o exército israelense começou a se retirar do eixo Netzerim, permitindo que centenas de milhares de refugiados palestinos retornassem ao norte de Gaza depois de terem sido forçados a deixar suas casas por operações militares na região norte.
Naquela região, Netanyahu tentou implementar o chamado plano dos generais, uma iniciativa apresentada por um grupo de oficiais de alta patente aposentados liderados pelo major-general Giora Eiland, ex-conselheiro de segurança nacional.
O plano incluía a expulsão de todos os palestinos do norte da Faixa, que se tornaria uma zona militar fechada, apesar de uma onda de críticas internacionais à proposta.