TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Irã diz que Israel busca transformar a Síria em 'central de terroristas' e está pronto para enviar soldados

      Teerã tem prestado apoio consultivo ao exército sírio por mais de uma década

      Seyed Abás Araqchi (Foto: REUTERS/Leonhard Foeger)

      247 - O Irã afirmou que o regime israelense e grupos armados opositores estão tentando transformar a Síria em um centro de “terrorismo e ameaça” para toda a região. Em declarações ao canal de televisão iraquiano Alawla, durante sua visita ao país, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Seyed Abás Araqchi, alertou nesta sexta-feira (6) sobre os planos do de Israel na Síria.

      “O objetivo da coordenação [em curso] entre os terroristas e Israel é transformar a Síria em uma base para o terrorismo e uma ameaça para toda a região”, afirmou Araqchi, conforme citado pela HispanTV

      O chefe da diplomacia iraniana reiterou o apoio da República Islâmica ao governo e ao povo sírio, enfatizando que “continuaremos com esse apoio conforme o solicitado por Damasco”.

      Araqchi destacou ainda que o Irã está pronto para considerar o envio de tropas à Síria, caso Damasco faça um pedido oficial, em meio à luta contra os grupos terroristas.

      Em outra parte de suas declarações, Araqchi ressaltou as agressões israelenses contra o Líbano, afirmando que os ataques e provocações realizados pelos inimigos do Líbano criaram uma “ameaça real” de guerra civil no país.

      “No entanto, o complô foi neutralizado graças à unidade entre [diversos] grupos libaneses”, acrescentou o chanceler iraniano.

      A Síria está novamente no centro das atenções, enquanto seu exército combate grupos armados opositores ao governo que, com o apoio de mercenários estrangeiros, atacaram regiões no norte do país e chegaram a ocupar algumas áreas.

      As forças sírias, com o apoio de aliados russos, realizaram uma ampla ofensiva contra os grupos armados, revertendo parte de seus avanços. Ao mesmo tempo, o Irã, que tem prestado apoio consultivo ao exército sírio por mais de uma década, expressou sua disposição de enviar tropas ao país caso solicitado por Damasco.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...