TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Irã continuará ataques em resposta a ofensivas lideradas pelos EUA e Israel

      O governo do presidente norte-americano, Donald Trump, aumentou a preocupação com a escalada global do conflito Irã-Israel

      Ali Khamenei (líder Supremo do Irã) e Donald Trump (presidente dos Estados Unidos) (Foto: Reuters )
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O Irã sinalizou que continuará realizando ataques em resposta às ofensivas dos Estados Unidos, que no último sábado (21) atacaram três instalações nucleares iranianas - em Natanz, Fordow e Isfahan. A informação sobre a posição do governo iraniano foi divulgada nesta segunda-feira (23) pela agência Reuters, citando um oficial do país.

      Em represália, o Irã atingiu a base aérea americana Al Udeid, no Catar. O governo do presidente norte-americano, Donald Trump, declarou após o ataque inicial que Teerã "deve agora concordar em acabar com esta guerra", sob pena de enfrentar "consequências muito mais graves".

      O conflito entre Irã e Israel teve início quando o governo israelense, liderado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu - aliado dos EUA -, defendeu a destruição das instalações nucleares iranianas e passou a bombardear o país. O aiatolá Khamenei, líder supremo do Irã, afirmou, sem mencionar diretamente os EUA, que o "inimigo cometeu grande erro e deve ser punido". O Irã vem lançando ataques retaliatórios desde então. 

      Segundo dados do Ministério da Saúde do Irã, a guerra de Israel contra o Irã já resultou em aproximadamente 500 mortes e mais de 3 mil feridos. Já o grupo oposicionista Ativistas de Direitos Humanos no Irã estima que o número real de vítimas fatais seja quase o dobro do oficial.

      A escalada do conflito teve repercussões globais. O vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev declarou que "vários países" estariam dispostos a fornecer ogivas nucleares ao Irã para sua defesa contra ataques liderados pelos EUA. O presidente russo, Vladimir Putin, também afirmou estar preocupado com a hipótese de uma Terceira Guerra Mundial. 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...