HOME > Mundo

Família alemã está entre vítimas de acidente no Elevador da Glória em Lisboa

Homem morreu, mãe está internada em estado grave e criança de três anos sofreu ferimentos leves após tombamento do bondinho histórico

Acidente com bondinho em Lisboa (Foto: Reprodução)

247 - Uma família alemã foi diretamente atingida pela tragédia ocorrida nesta quarta-feira (3) em Lisboa, quando o Elevador da Glória — um dos principais símbolos turísticos da cidade — descarrilou e tombou. De acordo com informações publicadas pelo jornal O Globo, o acidente deixou ao menos 15 mortos e dezenas de feridos.

O pai não resistiu aos ferimentos e morreu preso às ferragens. A mãe foi resgatada com vida, mas em estado grave, e segue internada. O filho do casal, de apenas três anos, sofreu ferimentos leves e permanece sob cuidados médicos. O policial que retirou a criança dos escombros, um dos primeiros a chegar ao local, acompanhou o menino até o hospital e deve receber apoio psicológico. Segundo os veículos portugueses, o agente relatou ter vivido uma das situações mais difíceis de sua carreira, marcada por mais de duas décadas de experiência.

Testemunhas afirmam que instantes antes do impacto, uma das cabines do elevador teria descido abruptamente cerca de um metro. Na sequência, a outra composição, em alta velocidade, perdeu o controle e atingiu um prédio em uma curva estreita. O choque resultou na destruição parcial do veículo e em cenas de pânico.

A manutenção do Elevador da Glória, inaugurado em 1885, é realizada desde 2022 pela empresa privada Maintenance Engineering, contratada pela Carris por quase € 1 milhão (R$ 6,3 milhões). O contrato prevê assistência permanente e substituição periódica dos cabos. Funcionários da Carris já haviam denunciado falhas na execução do serviço. Horas antes do acidente, uma inspeção técnica não identificou “anormalidades”, segundo o responsável pela operação dos bondes.

O desastre será investigado pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários, órgão que elabora relatórios técnicos sobre desastres em Portugal. A coleta de evidências, no entanto, só deve começar nesta quinta-feira devido à falta de pessoal. Como consequência da tragédia, eventos oficiais, como a Festa do Livro no Palácio de Belém, foram cancelados.

Com capacidade para até 43 passageiros, o Elevador da Glória transporta anualmente mais de 3 milhões de pessoas. Ligando a Praça do Rossio ao Bairro Alto e ao Príncipe Real, o funicular é um dos três mais emblemáticos da capital portuguesa, que agora enfrenta luto e revolta diante da tragédia.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...