TV 247 logo
      HOME > Mundo

      FAA diz que 240 voos foram prejudicados por explosão da Starship, de Elon Musk

      Foi a segunda explosão seguida de um lançamento-teste da SpaceX

      Espaçonave Starship da SpaceX é lançada em seu oitavo teste na plataforma de lançamento da empresa em Boca Chica, em Brownsville, Texas 06/03/2025 (Foto: REUTERS/Joe Skipper)
      Bianca Penteado avatar
      Conteúdo postado por:

      WASHINGTON (Reuters) - A Administração da Aviação Federal (FAA) dos Estados Unidos disse nesta sexta-feira que a explosão de uma espaçonave do modelo Starship, da SpaceX, no dia anterior, prejudicou cerca de 240 voos, e as preocupações com destroços fizeram com que mais de duas dúzias de aviões tivessem que desviar do caminho.

      Foi a segunda explosão seguida de um lançamento-teste da SpaceX.

      Na quinta-feira, a FAA emitiu ordens — que duraram pouco mais de uma hora — para que aviões ficassem em solo, referentes a aeronaves partindo de quatro aeroportos da Flórida: Miami, Fort Lauderdale, Orlando e Palm Beach. A FAA informou que o incidente resultou em 171 atrasos nas decolagens, 28 voos desviados e 40 retidos por uma média de 22 minutos, enquanto a Área de Resposta a Destroços da agência estava ativa. O atraso médio dos 171 aviões foi de 28 minutos.

      A FAA também disse que está exigindo da SpaceX uma investigação sobre a perda do veículo Starship.

      A FAA aprovou a licença de lançamento da SpaceX para o voo-teste de quinta-feira no mês passado, enquanto sua investigação sobre a falha anterior da Starship ainda estava aberta.

      O órgão disse que analisou o pedido da SpaceX e os primeiros detalhes da investigação, antes de determinar que o oitavo voo da Starship pudesse prosseguir.

      Vídeos nas redes sociais mostraram destroços em chamas cruzando o céu ao anoitecer perto do sul da Flórida e das Bahamas. A Starship se desintegrou no espaço logo após começar a girar incontrolavelmente com seus motores desligados, mostrou uma transmissão ao vivo da missão pela SpaceX.

      O fracasso do oitavo teste da Starship ocorreu pouco mais de um mês após o sétimo também ter terminado em uma explosão. Os dois acidentes consecutivos ocorreram nas fases iniciais da missão, que anteriormente a SpaceX havia superado com certa facilidade. Foi, assim, um revés para um programa que Elon Musk tenta acelerar neste ano.

      Nesta sexta-feira, Musk chamou a explosão de "um pequeno revés".

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...