HOME > Mundo

Enviado de Israel à ONU reconhece “incidentes” em área de distribuição de ajuda humanitária

O porta-voz do secretário-geral da ONU criticou a estrutura da operação da GHF, afirmando que ela “não atende aos padrões básicos"

Crianças esperam em desespero entrega de comida em Beit Lahia, no norte da Faixa de Gaza, em meio ao genocídio cometido por Israel - 24/04/2025 (Foto: REUTERS/Mahmoud Issa)
Bianca Penteado avatar
Conteúdo postado por:

247 – O embaixador de Israel na ONU, Danny Danon, reconheceu, na segunda-feira (30), que ocorreram “incidentes” nos pontos de distribuição de ajuda humanitária da Fundação Humanitária de Gaza (GHF, na sigla em inglês). A organização, administrada pelos Estados Unidos e aprovada por Israel, começou a operar em 26 de maio, em Gaza, em meio a restrições ao acesso da ONU à região.

Desde então, o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) tem relatado mortes de palestinos que tentavam alcançar os locais de distribuição. Moradores relataram ter sido alvo de disparos enquanto buscavam comida em áreas fora da operação direta da ONU.

Apesar de admitir os episódios, Danon minimizou os relatos, acusando o Hamas de inflar as denúncias. Já o porta-voz do secretário-geral da ONU, Stephane Dujarric, criticou a estrutura da operação da GHF, afirmando que ela “não atende aos padrões básicos de imparcialidade, independência e segurança para os destinatários” e reforçou que a ONU precisa ter liberdade para atuar na região.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Relacionados

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...