Conversa entre Lula e Papa Leão XIV deve tratar de justiça social, paz e meio ambiente
Primeiro encontro entre presidente brasileiro e novo pontífice no Vaticano deve abordar também democracia e inteligência artificial
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá nesta segunda-feira (14) sua primeira audiência com o papa Leão XIV, eleito em maio como sucessor de Francisco. A reunião ocorrerá às 8h15 no horário local (5h15 em Brasília), no Palácio Apostólico, no Vaticano. Segundo informações da BBC News Brasil, temas como justiça social, combate à fome, preservação ambiental, democracia e os desafios da inteligência artificial devem dominar a conversa.
Durante seus três mandatos, Lula já foi recebido por João Paulo II, Bento XVI e Francisco. Sua última visita ao Vaticano aconteceu em abril, quando participou do funeral de Francisco, que morreu aos 88 anos. Agora, o presidente será acompanhado da primeira-dama Janja e do chanceler Mauro Vieira em um encontro que começará em formato reservado e depois se estenderá a uma reunião ampliada com representantes da Santa Sé.
Desigualdade e pobreza em pauta
Na semana passada, Leão XIV publicou sua primeira Exortação Apostólica, intitulada Dilexi Te (“Eu Te Amei”). O documento denuncia a desigualdade estrutural do sistema econômico global e a fome que atinge milhões.
“Não devemos baixar a guarda diante da pobreza. Preocupam-nos, de modo particular, as graves condições em que vivem muitíssimas pessoas, devido à escassez de alimentos e água potável. Todos os dias morrem milhares de pessoas por causas relacionadas com a desnutrição”, escreveu o pontífice.
Para o teólogo Gerson Leite de Moraes, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o histórico do papa, que viveu por mais de duas décadas no Peru, o torna especialmente sensível aos problemas sociais da América Latina. “Há familiaridades históricas, sociais e ideológicas que aproximam Lula deste papa”, avaliou.


