HOME > Mundo

Congresso da Espanha aprova embargo de armas a Israel

Votação foi acirrada: 178 votos a favor e 169 contra

Parlamento espanhol (Foto: Reuters)

247 - O Congresso dos Deputados da Espanha aprovou nesta quarta-feira (8) o decreto governamental que formaliza o embargo de armas a Israel. A medida recebeu 178 votos a favor e 169 contra, com abstenção da União do Povo Navarro (UPN). A decisão, que contou com apoio do PSOE, Sumar, Podemos, ERC, Junts, Bildu, PNV, Compromís, Coalición Canaria e BNG, enfrentou oposição do Partido Popular (PP) e do Vox.

Segundo a rede HispanTV, o texto aprovado confirma o Real Decreto-Lei 10/2025, assinado em 23 de setembro pelo governo do presidente Pedro Sánchez, que estabelece a suspensão legal das exportações de material militar a Israel. A medida, segundo o Executivo espanhol, já vinha sendo aplicada “de fato” desde outubro de 2023, após o agravamento da ofensiva israelense em Gaza.

A aprovação ocorre em meio às denúncias internacionais contra Israel por violações de direitos humanos na Faixa de Gaza. O governo espanhol reiterou que não cessará os esforços até que haja justiça e paz para o povo palestino. O embargo, agora validado pelo Parlamento, busca consolidar o respaldo jurídico da suspensão de exportações militares.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...