China ultrapassa 1,12 bilhão de usuários da internet em 2025
Além da conectividade, o relatório destaca o impacto da internet no fortalecimento da cultura chinesa
247 - A China alcançou, em junho de 2025, a marca de mais de 1,12 bilhão de usuários da internet, segundo relatório divulgado nesta segunda-feira (21) pelo Centro de Informação da Rede da Internet da China (CNNIC). O índice de penetração da rede chegou a 79,7%, representando um avanço de 1,1 ponto percentual em relação a dezembro de 2024. As informações são da agência Xinhua.
Os dados fazem parte do acompanhamento dos avanços no setor digital durante o 14º Plano Quinquenal (2021–2025). De acordo com o relatório, a inclusão digital tem sido uma prioridade do governo chinês, com foco em garantir que grupos historicamente com menos acesso — como idosos e populações rurais — também sejam beneficiados pelo desenvolvimento da internet no país.
Atualmente, a China registra 161 milhões de internautas com 60 anos ou mais, e 322 milhões residentes em áreas rurais. A taxa de acesso à internet entre os idosos chegou a 52%, enquanto nas zonas rurais o índice alcançou 69,2%.
Além da conectividade, o relatório destaca o impacto da internet no fortalecimento da cultura chinesa. O crescimento da exportação de literatura digital e jogos online, bem como o sucesso de séries transmitidas pela web que impulsionam o turismo em locais retratados nas produções, são apontados como exemplos de como o ambiente digital contribui para projetar a cultura chinesa dentro e fora do país.
Segundo o CNNIC, essas iniciativas têm reforçado a presença da China na economia digital global, ao mesmo tempo em que promovem integração social e desenvolvimento regional através do acesso à informação e ao entretenimento online.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: