HOME > Mundo

China saúda novo papa e manifesta desejo de diálogo com o Vaticano sob liderança de Leão XIV

Pequim parabeniza o Papa Leão XIV e expressa esperança em aprofundar relações bilaterais e cooperação internacional com a Santa Sé

Papa Leão XIV (Foto: Vatican Media/Simone Risoluti ­Handout via Reuters)

247 - A China manifestou apoio à eleição do novo líder da Igreja Católica, o Papa Leão XIV, e indicou disposição para estreitar laços com o Vaticano. A declaração foi feita nesta sexta-feira (9) pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Lin Jian, em postagem nas redes sociais.

“Parabenizamos Robert Prevost por sua eleição como novo papa”, disse o porta-voz, referindo-se ao cardeal norte-americano que assumiu o nome pontifício de Leão XIV. A escolha de Prevost marca mais um capítulo da história recente do Vaticano, agora sob a liderança de um pontífice originário dos Estados Unidos.

Em tom diplomático, Lin Jian destacou a expectativa de que o novo papa adote uma abordagem construtiva no relacionamento com Pequim. “A China espera que, sob a liderança do Papa Leão XIV, o Vaticano continue a se envolver com a China em um espírito construtivo, mantenha uma comunicação aprofundada sobre questões internacionais de interesse comum, promova conjuntamente a melhoria das relações bilaterais e trabalhe por um mundo pacífico, estável e próspero”, afirmou.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...