TV 247 logo
      HOME > Mundo

      China revela armamentos de última geração em desfile militar nesta quarta-feira

      Cerimônia marca o 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial após a rendição do Japão

      Exército chinês faz preparativos para desfile comemorativo do 80º do triunfo na Segunda Guerra Mundial (Foto: Global Times )
      Bianca Penteado avatar
      Conteúdo postado por:

      Por Bianca Penteado, de Pequim – A China realiza, nesta quarta-feira (3), uma cerimônia em Beijing para marcar o 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, após a rendição do Japão. O desfile militar, que passa pela Praça da Paz Celestial, será palco da apresentação dos novos equipamentos militares do país.

      A cerimônia ocorre em um momento em que a China intensifica os investimentos no setor de defesa. Segundo o relatório apresentado em março pelo governo chinês, o gasto militar terá aumento de 7,2% em 2025, alcançando 1,7847 trilhão de yuans (cerca de US$ 248 bilhões). O crescimento repete o índice registrado nos dois anos anteriores e ocorre em um ritmo superior à meta de expansão do PIB, fixada em torno de 5%.

      Na época do anúncio, o primeiro-ministro da China, Li Qiang, afirmou que o reforço nos investimentos em defesa responde tanto às “necessidades de segurança” quanto às demandas de desenvolvimento nacional.

      Nesta quarta-feira, a comemoração da Vitória do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa deve reunir mais de 10 mil integrantes das Forças Armadas, mais de cem aeronaves e centenas de veículos terrestres.

      Conforme confirmado pelo governo de Xi Jinping, todos os equipamentos e armas que serão apresentados durante o desfile são peças em operação e de produção local. Entre eles, estão forças de ataque estratégico, tecnologias operacionais e táticas avançadas, defesa aérea e antimíssil, além de equipamentos de ataque de fogo.

      Artigos Relacionados